31.3.14

QUAL É A ESCOVA IDEAL PARA O SEU TIPO DE CABELO?

Existe um mundo de escovas de cabelos com diversos formatos e materiais diferentes. Apesar de servirem para a mesma finalidade, cada tipo tem uma utilidade diferente que pode trazer benefícios distintos para o seu cabelo.
Usando a escova certa, é possível diminuir a ação do frizz e a quebra do fio e, por isso, é importante que cada tipo de cabelo seja analisado para uma boa escolha. 
A escolha deve ser feita de acordo com o tipo de fio, tamanho de cabelo e o efeito desejado. É importante observar o tipo de cerdas, revestimento e tecnologias que oferece para fazer uma boa escolha.
Quanto mais grosso o fio, maior deve ser espaço entre as cerdas e o tamanho da escova. A dimensão também deve ser escolhida pelo corte, pequena para os cabelos curtos e grande para os mais longos. 
Como as cacheadas costumam escovar o cabelo molhado, o melhor é investir em cerdas maiores mesmo tendo fios mais finos porque escovas menores podem quebrar o cabelo quando úmido.
Nos penteados, os tamanhos das escovas são importantes na finalização. Em cabelos curtos, as menores ajudam a estilizar, dando forma para as pontas do cabelo para dentro ou para fora. As escovas pequenas e médias também criam ondas no cabelo, dando movimento, e se usadas na franja e nas laterais do rosto, as mechas ganham o estilo sensual de Farrah Fawcett em "As panteras".
O liso desejado tem o apoio das escovas maiores, com até dez centímetros de diâmetro, quanto menor o espaço entre as cerdas, mais perfeito fica o efeito.
As cerdas podem ser de náilon, materiais naturais, como pelo de javali e porco, ou mista, ideal para cabelos mais finos e sensíveis, como os com química e descoloração. 
As escovas com cerdas naturais são mais caras, mas são mais resistentes ao calor do secador e duram mais tempo do que as versões sintéticas. Já as de náilon costumam ter bolinhas na ponta da cerda que massageiam o couro cabeludo e ajudam a levar mais oleosidade para o resto dos cabelos, o que a tornam a mais indicada para os fios ressecados.
Os formatos e o material também interferem na busca de um cabelo bonito. As escovas em formato de raquete, retas com formato quadrado ou oval, servem para desembaraçar os fios, enquanto as cilíndricas para modelar e alisar. 
As escovas com revestimentos em metal ou cerâmica retém mais calor e aceleram o processo de secagem e escovação. Já as peças de madeira, por não reterem o calor, demoram mais tempo para atingir os mesmos resultados.
Para garantir o efeito desejado, é importante prestar atenção na higiene das escovas, que devem ser constantemente limpas. Como acumulam sujeita do dia a dia, o ideal é limpá-las uma vez na semana com um pente fino, tirando o excesso de fios e depois colocá-la de molho em uma solução de água e sabão por dez minutos.




Gostou?
Envie sua sugestão de post, nós publicaremos!

Beijo e até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário